Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Clássico na Restinga

E o clássico entre o campeão discente do ano contra o AGP acabou com a vitória dos alunos, por placar justo, de 2x1. O AGP (Associação Galática dos Professores do Dolores Caldas) entrou em campo motivado e se sobrepôs no início da partida, com uma marcação agressiva no meio campo. A marcação pressão logo levou ao gol dos magistrais professores, para delírio da torcida feminina que bravamente apoiava o time. Atuação extremamente profissional da defesa e na frente rompantes de brilhantismo - a crítica especializada concordou que com mais alguns jogos haveria um entrosamento difícil de ser parado. E, sob forte Sol na Nova Restinga, o juiz apitou o fim do primeiro tempo no Monumental do Areião.


Algumas análises durante o intervalo, acrescidas de boas conversas entre os jogadores galáticos, faziam a torcida crer na vitória certa sobre os juvenis. Os campeões discentes, por sua vez, saíram do campo assustados com tamanha qualidade do time adversário, o que já era de se esperar. Começado o segundo tempo, começou-se o sistema de rotação dos principais jogadores nos dois times. No caso do mega ultra time docente, preservar as peças da equipe para os próximos jogos é de suma importância - temos já ciência de jogos marcados para agosto de 2011 e janeiro de 2012. A atuação até então impecável da defesa, infelizmente, não se repetiu, e os rápidos azuis conseguiram emplacar tabelas chegando ao gol do impávido goleiro palmeirense. Num golpe de sorte, adentraram a área e empataram o jogo, reacendendo a disputa que até então era administrada pelo Real Madrid... ops, pelo AGP. 

E aí meus caros, aconteceu o inexplicável pelas leis da física, aquilo que nem a filosofia em seus tantos mil anos de vida pode sujeitar ao domínio da razão. E, pela vontade dos deuses ou de alguma força maior, a bola sobrou na entrada da área para os azuis, e o sagaz atacante colocou forte e rasteiro no canto do gol. Dois a um para os campeões discentes. O estádio em penumbra, o Sol que se apagou por alguns instantes em sinal de protesto. Mas assim é o futebol: desde os tempos de Adão, cujo uniforme não passava de uma folha de parreira, há uma única lei: quem não faz toma. Lições a serem consideradas pelos galáticos professores já arquitetando os próximos confrontos. E os parabéns à turma C34, que coroou brilhantemente seu título e sua despedida do grupo escolar para jogar em outros campeonatos.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Ateus

Ateus

Por José Saramago

Enfrentemos os factos. Há anos (muitos já), o famoso teólogo suíço Hans Küng escreveu esta verdade: “As religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros”. Jamais se disse nada tão verdadeiro. Aqui não se nega (seria absurdo pensá-lo) o direito a adoptar cada um a religião que mais lhe apeteça, desde as mais conhecidas às menos frequentadas, a seguir os seus preceitos ou dogmas (quando os haja), nem sequer se questiona o recurso à fé enquanto justificação suprema e, por definição (como por demais sabemos), cerrada ao raciocínio mais elementar. É mesmo possível que a fé remova montanhas, não há informação de que tal tenha acontecido alguma vez, mas isso nada prova, dado que Deus nunca se dispôs a experimentar os seus poderes nesse tipo de operação geológica. O que, sim, sabemos é que as religiões, não só não aproximam os seres humanos, como vivem, elas, em estado de permanente inimizade mútua, apesar de todas as arengas pseudo-ecuménicas que as conveniências de uns e outros considerem proveitosas por ocasionais e passageiras razões de ordem táctica. As coisas são assim desde que o mundo é mundo e não se vê nenhum caminho por onde possam vir a mudar. Salvo a óbvia ideia de que o planeta seria muito mais pacífico se todos fôssemos ateus. Claro que, sendo a natureza humana isto que é, não nos faltariam outros motivos para todos os desacordos possíveis e imagináveis, mas ficaríamos livres dessa ideia infantil e ridícula de crer que o nosso deus é o melhor de quantos deuses andam por aí e de que o paraíso que nos espera é um hotel de cinco estrelas. E mais, creio que reinventaríamos a filosofia.


Publicado no blog "O caderno de Saramago", em fevereiro de 2009.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Torneio do Dolores - As fotos

Neste linck vocês podem conferir as fotos tiradas pela professora Priscila Ferreira (de Português) do Torneio da escola, realizado em outubro.

http://www.flickr.com/photos/escoladolores-campeonato/