01 – Dicionário.
02 – Dicionário – pessoal.
03 – Pessoal.
04 – Dicionário.
05 - A definição de mito que mais se aproxima do
texto dos orixás trabalhado em aula é: “narrativa de significação simbólica,
geralmente ligada à cosmogonia, e referentes a deuses encarnadores das forças
da natureza e/ou de aspectos da condição humana”. Lembram sobre o que falava o
texto dos orixás? Sobre a criação do mundo (cosmogonia) por deuses (orixás) que
se relacionam com a Natureza.
06 – É uma falsa ideia porque,
mesmo que muitos mitos não passem de lendas hoje em dia, eles foram a primeira
“maneira que o ser humano encontrou para organizar um conhecimento sobre a
realidade”. Ou seja, num tempo sem os conhecimentos científicos que temos hoje,
garantiu ao ser humano respostas às suas dúvidas sobre o mundo que o circundava
e sobre si mesmo.
07 – Os mitos são fabricados,
segundo o texto, para que o ser humano explique aquilo que vê e não consegue
compreender. Este ser humano citado deve ser contextualizado: um ser humano nos
tempos antigos, sem o aparato científico que temos hoje para explicar os fenômenos
da Natureza. Foram estes fenômenos uma das primeiras coisas que atiçaram a
curiosidade humana e a levou a buscar respostas.
08 – Os seres humanos ficaram
perplexos e admirados com os elementos da natureza, como: dia, noite, frio,
calor, sol chuva, relâmpagos, trovões, terra fértil ou árida, a origem da vida
e a morte. Dessa admiração é que surge a necessidade de respostas, que faz com
que eles produzam histórias fantásticas demonstrando explicações, ao que
chamamos de mitos.
09 – Não convencem a razão
humana. Isto porque o mito se encontra muito mais ligado à realidade vivida das
emoções e afetividade. Eu ACREDITO na história contada, não SEI se é verdade,
pois geralmente não são apresentadas provas para elas.
10 – Pessoal.
11 – O caráter distintivo dos
mitos é seu fundamento emotivo, como foi apontado na questão 09. Ou seja, o
mito se diferencia da Filosofia, por exemplo, pois suas explicações são mais
baseadas na necessidade de ACREDITAR em algo do que realmente explicar racionalmente,
buscando evidências e apontando as possíveis causas daquilo que se deseja
explicar. Posso ACREDITAR que os raios são obra de um Deus chamado Zeus, mas
seria muito difícil provar que este Deus realmente existe e que os raios são
obra de sua vontade. Esse caráter distintivo,
no entanto, NÃO EXCLUI TOTALMENTE a razão, porque os mitos se constituem, se
desenvolvem e se transformam segundo regras operacionais expressas logicamente.
12 – O autor aponta os ritos de
iniciação e passagem como marca desta mente primitiva. Alguns exemplos:
casamentos, aniversários, baile de debutante (marca a passagem da menina para a
vida adulta).
13 – As funções dos mitos em cada
parágrafo citado são:
3º: exprimir pelas palavras a
existência humana no mundo, tornando-a concreta.
6º: utilizados para explicar o
início da história de uma comunidade ou fundamento da origem do mundo e da
espécie humana.
7º: organizar um conhecimento
sobre a realidade.
8º: explicar o que se vê e não se
consegue compreender.
9º: capacidade inicial do homem
de compreender o mundo.
9º: são modelos explicativos para
satisfazer a curiosidade da mente primitiva.
9º: é uma forma do homem se
situar no mundo.
10º: reforçar a coesão social, ou
seja, o sentimento de grupo.
13º: explicar a realidade
concreta, conferindo significado e ordem a um mundo aparentemente caótico e
desorganizado.
14º: reforçar a tradição,
atribuindo-lhe maior valor e prestígio ou propiciar a formação rápida de uma
tradição capaz de controlar a conduta dos homens.
18º: ser o ponto de partida para
compreensão e inteligibilidade do homem, do mundo e tudo que nele habita e
vive.
14 – A outra forma de explicação
encontrada pelos povos primitivos foi a RELIGIÃO. Ela consiste numa crença em
entidades divinas ou em um deus pessoal, inteligente e criador capaz de impor
ordem e governabilidade ao universo ainda confuso e incompreensível.
15 – O texto afirma que o homem
criou a figura de deus ou deuses para “ampliar sua capacidade de explicação e
de compreensão da realidade natural e do homem”. Em outras palavras, o homem
cria deus para poder explicar a NATUREZA e sua própria EXISTÊNCIA, dois
problemas que atormentam a humanidade há muito tempo.
16 – Mito e religião são
consideradas pré-filosóficas porque são ANTERIORES à Filosofia como forma de
explicação para as dúvidas que temos. Elas explicam, mas não o fazem, segundo o
texto, de forma racional. Quando as explicações adquirem um maior nível de
racionalidade, se tornam FILOSÓFICAS.
17 – Essa afirmação mostra o
caráter ABSOLUTO das respostas religiosas. Ou seja, são respostas as quais não
se contesta, não se pergunta o PORQUÊ, simplesmente se aceita. A verdade
religiosa é uma verdade que se baseia num Deus como fundamento último, no que
SE ACREDITA OU NÃO. Em outras palavras: tenho dúvidas porque sou humano; busco
respostas; acho respostas nos mitos, na religião, na filosofia e na ciência;
essas respostas são DIFERENTES, ainda que a pergunta seja a mesma; a
característica que a resposta religiosa tem é ser fechada, ser inquestionável
pelo intelecto, devendo ser aceita sem muitos porquês.
18 – A Filosofia é uma posição
espiritual diferente porque nela o ser humano abandona a crença cega (eu
acredito em TUDO sem perguntar PORQUE) do mito e da religião e começa a buscar
por si mesmo as respostas que necessita, sempre fazendo uso da RAZÃO. A verdade
deixa de ser REVELADA por outras pessoas (pais, sacerdotes, amigos) e passa a
ser CONSTRUÍDA por mim, ainda que seja muito mais difícil. A partir daí, Deus é
uma resposta possível, mas não mais a única.
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