Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

O Mundo de Sofia

Em um bairro muito pobre morava uma garota chamada Sofia. Ela era muito bonita, adorava estudar, adorava histórias, ela lia muitos livros.
Ela morava com sua mãe, seu pai era muito ausente pois trabalhava no mar, e só vinha nos finais de semana.
Sua mãe era muito religiosa, todos os dias ela acendia uma vela e fazia uma oração.
Certo dia Sofia recebeu uma carta, dizendo para ela ir morar em outro lugar, pois algo ruim aconteceria. Sofia saiu correndo, mostrar para sua mãe. A mãe de Sofia se assustou, pois pensou que fosse uma ameaça, mas depois pensou que aquela carta não fazia sentido, pois quem ameaçaria a elas que nunca fizeram mal a ninguém?
Depois de dois dias, nada havia acontecido. No terceiro dia Sofia tinha ido para a escola, e sua mãe foi fazer uma oração. Depois da oração foi até o mercado, depois pegou Sofia na escola, e quando chegou em casa algo terrível tinha acontecido. A casa estava em chamas, depois de algumas horas descobriram a causa do incêndio: teria sido uma vela que queimou a cortina, e o fogo começou. Sofia e sua mãe foram morar com a dona Cecília, vó de Sofia.
Lá ela continuou seus estudos, mas ficou muito triste, tinha perdido todos os seus livros.
Depois de algum tempo Sofia fez 16 anos, e na festa apareceu um rapaz moreno, muito educado e bonito. Seu nome era Carlos, ele era apaixonado por literatura e queria ser escritor, ele tinha a mesma idade de Sofia. Ele convidou Sofia para dançar, ela aceitou.
Depois de algum tempo, eles começaram a namorar, ele começou a escrever seu primeiro livro. Sofia perguntava sobre o que era a história. Ele não respondia.
Alguns anos depois, resolveram se casar. A mãe de Sofia e seu pai deram a benção, eles fizeram uma festa muito bonita.
Alguns anos depois, Sofia com 23 anos estava grávida. Depois de quase 10 meses nasceu Eliza. Então Eliza começou a ficar com a mãe de Sofia, pois ela trabalhava de garçonete e Carlos de servente de pedreiro.
Depois de algum tempo, Carlos publicou seu primeiro livro, que conta a história de vida de sua família.

Jackson Belmonte Gomes, C13


Este texto é uma sequência criada para a história de Jostein Gaarder, "O Mundo de Sofia". É um tema de casa das turmas de C10 da Escola Dolores Alcaraz Caldas, de Porto Alegre.

Nenhum comentário: